Você já conhece Magé?
Este município além de ter belezas naturais, como as cachoeiras, os mangues e a Serra dos Órgãos, tem uma importância histórica a para o Brasil.
Foi fundada no ano de 1566 e em 2015 completou 450 anos, a mesma idade da capital, a Cidade do Rio de Janeiro.
É uma das cidades mais antigas do Estado do Rio de Janeiro e também muito importante para a nossa história. Foi fundada no período colonial e teve um grande crescimento na agricultura, pois seu solo fértil e o trabalho escravo contribuíram muito para o desenvolvimento da região e prosperidade econômica. Muitos navios negreiros descarregavam os escravos aqui para serem vendidos como se eles de fato fossem mercadorias.
Estação Guia de Pacobaíba
Devido a sua posição geográfica, Magé era caminho até Minas Gerais, onde estava o ouro. Esta região é um tesouro cultural e nela podemos encontrar a história do Brasil ainda viva, vencendo o tempo e o abandono. Aqui foi construída a 1ª ferrovia do Brasil e a 1ª estação ferroviária do país, igrejas dos séculos XVII e XVIII construídas pelos escravos, o caminho de pedras conhecido como Estrada Real (primeira estrada entre Rio de Janeiro e Minas Gerais), o porto mais movimentado do período colonial brasileiro, por onde escoavam para Portugal os tesouros arrancados de Minas Gerais, o Poço de São Bento do padre José de Anchieta, a lenda da Mirindiba, quilombos, rotas de fugas de escravos, túneis feitos por escravos para fugir dos seus Senhores, a construção de um Jóquei Club etc.
Enfim Magé transborda a história de nosso país, porém seus pontos turísticos não são explorados e nem conservados pelos nossos governantes, sendo o turismo local feito por um morador de Guia de Pacobaíba, o Lúcio Amorim, que é conhecedor de toda a história de Magé e desenvolve um trabalho turístico onde seu objetivo é resgatar a história de Magé, valorizando a região, e resgatando em seus munícipes o orgulho de ser mageense.
Poço de São Bento
Para conhecer o trabalho de Lúcio Amorim acesse https://www.facebook.com/tour.mage?fref=ts
Fotos: https://projeto200.files.wordpress.com/2012/03/mage_08.jpg e http://i1082.photobucket.com/albums/j379/mv_cintra/DSC00673.jpg
Referências: http://agenda21mage.com.br/o-municipio/historia/
Livro: Conhecendo Magé - Autores: Izabel Contarato e Sérgio Nascimento – Rio de Janeiro 2011
Texto: Angélica Campos (aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia, UERJ/CEDERJ, Polo Magé)
0 comentários:
Postar um comentário