RSS

Guia de Pacobaíba - a primeira estação ferroviária do Brasil

A primeira estrada de ferro do Brasil, terceira da América Latina, passa por Magé e foi inaugurada por Irineu Evangelista de Souza.

A Estação de Guia de Pacobaíba – A primeira estação ferroviária do Brasil, localizada na Praia de Mauá. Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 , por Irineu Evangelista de Sousa, que foi empreendedor e idealizador da construção da ferrovia.

Recebeu no dia da inauguração do Imperador Dom Pedro II o título de Barão de Mauá . Seu trecho inicial, ligava o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km.

O trecho ferroviário seguia da estação de Guia de Pacobaíba (a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela EF Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim.




Estação Guia de Pacobaíba


A locomotiva que transportou a comitiva imperial recebeu o nome de Baronesa, em homenagem a Maria Joaquina, esposa do Barão de Mauá.

O transporte de cargas iniciou-se somente seis meses mais tarde, em 1.º de Novembro. Em 16 de dezembro de 1856, foi inaugurado o trecho até a Raiz da Serra, ficando assim a ferrovia com seus 16,1 quilômetros de extensão.

Locomotiva Baronesa

Para conhecer melhor a história da Primeira Ferrovia do Brasil acesse o site http://guiadepacobaiba.xpg.uol.com.br/conheca.htm, ou venham até Guia de Pacobaíba, onde ainda existe a estação, a casa do guia e restam algumas ruínas dos trilhos.

O espaço, é aberto ao público podendo ser visitado a qualquer momento.

Imagens 1,2,3 retiradas do site http://www.focananoticia.com/2015/05/descaso-com-o-patrimonio-historico-de.html

Imagens 4,5 retiradas do acervo pessoal da aluna Angélica Campos.

Texto: Angélica Campos, aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia, UERJ/CEDERJ, Polo Magé.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário