RSS

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui 3 sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura.

O acesso às sedes de Guapimirim e Teresópolis é fácil e bem sinalizado. Quem parte do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 e depois pegar a BR 116 (Rio-Teresópolis).

A sede de Guapimirim está localizada no Km 98 da BR-116, na subida da serra. Já a sede de Teresópolis está localizada junto à área urbana, na entrada da cidade. Ao passar o pórtico de entrada de Teresópolis, o parque fica 800 metros a esquerda. As sedes de Guapimirim e Teresópolis são próximas, cerca de 10 Km uma da outra.

O acesso à sede de Petrópolis (distrito de Corrêas e bairro do Bonfim) se dá pela BR040 (Rio – Juiz de Fora). Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que margeia o rio Quitandinha.

A região oferece tranquilidade e segurança, num clima agradável da serra, com ambientes de densa Mata Atlântica com fauna rica e diversificada. Desenhado por lindas e originais montanhas, basta uma simples caminhada pelo parque para observar a exuberância da natureza com árvores centenárias, vegetação e animais nativos.

Fonte: http://www.parnaso.tur.br/parque









 Fonte:http://www.bvambientebf.uerj.br/arquivos/popups/pico.jpg




O pico do Dedo de Deus fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, se destaca pelo seu formato único e beleza. Símbolo do Montanhismo Brasileiro, o Dedo de Deus é certamente a montanha mais conhecida da Serra dos Órgãos.

Apesar de diversas montanhas terem sido escaladas em data anterior, é a conquista do Dedo de Deus que é considerada o marco do Montanhismo no Brasil pelo alcance do feito e influência que causou. Essa história começou em 1912 com a conquista do Dedo de Deus por cinco jovens teresopolitanos.

No início do século XX diversos alpinistas estrangeiros haviam tentado sem sucesso chegar ao cume desta montanha. Ao saber da notícia o ferreiro pernambucano José Teixeira Guimarães, radicado em Teresópolis lançou a ideia da conquista. 

O pico do Dedo de Deus está na bandeira do estado do rio de janeiro, pois faz parte da serra dos órgãos que esta profundamente ligada a história do rio de janeiro.

Vale a pena visitar o parque e conhecer sua história!!!

Texto: Adriano dos Anjos Prado, aluno do curso de Licenciatura em Pedagogia, UERJ/CEDERJ, Polo Magé.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário